Quando devo congelar meus óvulos?

Atualmente essa tem sido uma pergunta muito frequente na consulta ginecológica de rotina. Estamos postergando a maternidade e sabemos que as taxas de gestação caem após os 35 anos. Vivemos a realidade hoje que o avanço tecnológico da medicina nos proporcionou: a chance de preservar a fertilidade através do congelamento dos óvulos….. Então essa é uma dúvida frequente. A resposta é que uma vez tendo a decisão tomada, ela deve ser feita o quanto mais precoce possível; como já sabemos que a qualidade de um óvulo é: quanto mais jovem este óvulo foi congelado, melhor.

Mas são muitas as variáveis que permeiam esta decisão… desde subjetivas até a questão financeira por ser um procedimento com investimento financeiro alto. Eu por exemplo quando optei por realizar estava com 36 anos, está foi a idade que eu consegui realizar o procedimento após “organizar “ todas as minhas “variáveis “.

Esta questão é importante que seja discutida sem preconceitos sempre com seu ginecologista. Então ele saberá como te orientar e mais ainda é importante que se saiba que hoje o processo se tornou simples e muito fácil.

Dra Natalia Castro